DEPRESSÃO
- Psicóloga Jenifer Fernandes
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de out. de 2024
A Depressão é a doença do século, seus números têm crescido de forma estarrecedora atingindo milhares de pessoas no mundo.
É natural, de vez em quando, nos sentimos melancólicos ou tristes, mas estes sentimentos geralmente são temporários e desaparecem dentro de alguns dias. No caso da Depressão os sintomas de tristeza, melancolia, irritabilidade, alteração do sono, cansaço entre muitos outros sintomas se perduram por muito mais tempo.
Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais) a depressão inclui “transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado”.
A causa da depressão pode estar associado a vários fatores, como genéticos, bioquímicos, psicológicos e externos. Algumas pessoas possuem predisposição para desenvolver depressão, no entanto, isso não significa que a doença se manifestará. Entre fatores externos que servem como desencadeadores para a depressão podemos estar relacionados a acontecimentos traumáticos na infância ou vida adulta, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas, consumo abusivo de drogas lícitas e ilícitas e até mesmo de alguns medicamentos.

Sintomas
Segundo o DSM-5 os sintomas de depressão podem ser bem variados , alguns deles são:
Humor deprimido constante
Diminuição da energia, cansaço e fadiga.
Perturbação do sono
Perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades
Irritabilidade
Alterações no apetite para mais ou para menos
Sentimento de desvalia ou culpa
Dificuldade para pensar, concentrar-se ou tomar decisões
Sofrimento
Disforia
Desesperança
Ansiedade
Perda da libido
Pensamentos frequentes de morte ideação suicida
* Os sintomas listados acima devem estar presentes quase todos os dias para serem considerados presentes, com exceção de alteração do peso e ideação suicida.
Diagnóstico
O diagnóstico de Depressão é feito por um psiquiatra ou psicólogo. O processo envolve uma avaliação cuidadosa dos sintomas, histórico médico e informações sobre a vida do paciente.
Tratamento
Para o tratamento de Depressão é fundamental buscar ajuda profissional. A psicoterapia é o tratamento mais adequado para essas condições, utilizando técnicas que ajudam diminuir esses sintomas. Também é necessário o acompanhamento psiquiátrico para que o médico possa analisar a precisão de medicamentos.
Priorize sua saúde mental, faça isso por você!
.png)



